Cisto Sinovial

É o tumor BENIGNO mais comum da região da mão e punho.

Trata-se de uma pequena nodulação arredondada de consistência fibroelástica na região dorsal ou volar do punho. A localização na região dorsal é a mais comum.

Pode surgir subitamente ou crescer ao longo do tempo. Seu tamanho pode variar, estando mais ou menos volumoso em determinados momentos, sendo que também pode desaparecer espontaneamente e reaparecer tempos depois.

Na maioria dos casos é indolor, porém alguns pacientes apresentam dor e esta normalmente vem da inflamação que acompanha o cisto, e não do cisto em si.

Como tratamento pode ser feito: acompanhamento clínico, aspiração + infiltração ou ressecção cirúrgica. Reabilitação é essencial em qualquer dos tratamentos escolhidos.

A reabilitação deve ser realizada por profissional da área ( terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta) e compreende técnicas como calor local, ultrassom, mobilização articular, alongamento tendíneo passivo e movimentação ativa ou resistida.

A aspiração tem a vantagem de ser pouca invasiva, porém apresenta maior taxa de recidiva que a cirurgia. É realizado punção para aspiração do conteúdo e infiltração com corticóide. Não é recomendado realizar aspiração de cistos na região volar do punho devido a proximidade com a artéria radial

A ressecção cirúrgica pode ser feita por via aberta ou artroscópica e apresenta menores taxas de recidiva, porém é um procedimento mais invasivo.
** IMPORTANTE: Mesmo após a cirurgia o cisto pode retornar

CONTATO