Tratamento Conservador da Síndrome do Túnel do Carpo

O tratamento conservador (não cirúrgico) é o tratamento inicial de escolha para a síndrome do túnel do carpo. A exceção é para os casos graves que já apresentam atrofia muscular da região tênar.

O tratamento conservador consiste em:

1 – Infiltração: É realizado infiltração com anestésico local + corticóide dentro do túnel do carpo, ao redor do nervo mediano. A infiltração é um procedimento médico e deve ser realizado por profissional habilitado. O objetivo é diminuir a inflamação local e com isso diminuir a compressão nervosa.

2 – Órtese noturna: Órtese na posição neutra, deve ser utilizada a noite para dormir. Órteses com extensão ou flexão podem piorar os sintomas. Durante o sono nossa musculatura relaxa e a tendência é que o punho fique em flexão, aumentando a compressão no nervo. A órtese não permitiria essa flexão.

3 – Reabilitação: Parte essencial do tratamento, deve ser realizada por terapeuta de mão ou fisioterapeuta com experiência em reabilitação de mão. Consiste em diversas abordagens, sendo as mais comuns os exercícios de alongamento miotendíneo, mobilização e deslizamento neural e fortalecimento.

4 – Medicações: Há algumas medicações que acredita-se que possam ser úteis, como Etna, pregabalina ou milgamma. Argumenta-se que essas medicações agiriam na estabilização da membrana nervosa e no controle da dor neuropática. Estudos ainda inconclusivos, na prática parecem ter efeito quando associados às outras medidas acima.

CONTATO